UM SEGREDO RASGADO NO CORAÇÃO QUE AMOU ATÉ O FIM

Como encontrar repouso e segurança no Coração Sagrado de Jesus

São Bernardo de Claraval, meditando sobre o Coração de Jesus, assim se exprimiu:

Onde encontrar repouso tranquilo e firme segurança para os fracos, a não ser nas chagas do Salvador? Ali permaneço tanto mais seguro quanto mais poderoso é Ele para nos salvar (Liturgia das Horas III, p 106).

Na realidade, pela ferida do Corpo de Cristo aparecem a Sua bondade e as profundezas da Sua misericórdia.

Os discípulos de Jesus, os dedicados discípulos do Senhor, contemplam detida e serenamente a ferida do peito de Cristo. Através desta chaga luminosa, eles se dão conta da misericórdia do Salvador, da Sua imensa bondade.


Com efeito, quando estávamos mortos, quando vivíamos entregues a nossos próprios caprichos, seguindo pelas sendas tortuosas e caminhos inóspitos, Jesus foi elevado ao alto da Cruz, teve o semblante coberto de poeira, suor, sangue e escarros. Ali ficou suspenso pelo espaço de pouco tempo, que pareceu uma eternidade.

Depois de morto, deixou que Seu peito fosse rasgado para que os homens e as mulheres de todos os tempos pudessem, efetivamente, descobrir o segredo da Sua Vida: veio como encarnação do Amor de Deus, que ama os Seus até o fim. Viveu no amor e por amor morreu.

A chaga do peito do Redentor revela o segredo do Seu Coração.

São Bernardo tem razão:

Quanto a mim, vou buscar o que me falta, confiadamente, nas entranhas do Senhor, tão cheias de misericórdia, que não lhe faltam fendas por onde se derrame! (idem).

________
Frei Almir R. Guimarães, OFM, em “Um Coração que amou até o fim – Meditações e reflexões sobre o Sagrado Coração”.
FONTE: Aleteia