VATICANO: divulga detalhes da arriscada viagem do Papa Francisco ao Egito


Na viagem ao Egito, que realizará nos próximos dias 28 e 29 de maio, o Papa Francisco usará um veículo normal, não blindado, para seus deslocamentos pelas ruas do Cairo.

Assim declarou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, em declarações aos meios credenciados no Vaticano.

Em suas declarações, Burke afirmou que as medidas de segurança durante a viagem do Santo Padre são as mesmas que foram realizadas em outras viagens papais e que o Egito tomará as mesmas precauções que adota qualquer outro chefe de Estado que visita o país.


“As medidas de segurança são medidas de outras viagens”, insistiu o diretor da Sala de Prensa. “O Papa se deslocará em um veículo normal, não em um veículo blindado. Será um veículo fechado, não será aberto, mas será um veículo normal”.

Do mesmo modo, recordou que o contexto político mundial levou a aumentar as medidas de segurança em todo o mundo, não só no que diz respeito ao Vaticano. “A segurança é um tema importante aqui, na Inglaterra, nos Estados Unidos...”. Além disso, valorizou a decisão do Pontífice para seguir em frente com a viagem, apesar dos atentados ocorridos nas últimas semanas contra a comunidade cristã no Egito.

“Apesar do último atentado, o Papa decidiu seguir em frente com a viagem e, deste modo, mostrar um sinal de proximidade com esta população ferida. Não usarei a palavra ‘preocupação’, mas vivemos em um mundo onde este aspecto – a segurança – faz parte da vida. Seguimos em frente, com serenidade, como é a vontade do Papa”.

Na coletiva de imprensa, Greg Burke recordou que esta será a 18ª viagem do Papa neste Pontificado. Durante este tempo, Francisco visitou 27 países. Além disso, será a primeira vez que viajará ao Egito, embora o Papa João Paulo II já tivesse visitado o país em fevereiro de 2001.

Burke recordou que o convite do Papa ao Egito foi feito tanto pelo presidente da República, Abdulfatah Al-Sisi, como pelos Bispos egípcios, o Papa da Igreja Copta Ortodoxa, Tawadros II, e o imã da Universidade de Al-Azhar.

Esta viagem terá três dimensões: uma dimensão pastoral, com foco na pequena comunidade católica egípcia; uma dimensão ecumênica, focada no diálogo com a Igreja Copta Ortodoxa; e uma dimensão inter-religiosa com o objetivo de promover a compreensão entre cristãos e muçulmanos.
VATICANO: divulga detalhes da arriscada viagem do Papa Francisco ao Egito VATICANO: divulga detalhes da arriscada viagem do Papa Francisco ao Egito Reviewed by Eu & Deus on abril 24, 2017 Rating: 5