URGENTE: Inundações atingem gruta das aparições de Nossa Senhora em Lourdes

Santuário segue aberto, mas áreas de imensa importância para os peregrinos estão interditadas, como a gruta e as piscinas procuradas pelos enfermos

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, no sul da França, está sendo afetado pelo aumento do nível do rio Gave, em decorrências das fortes chuvas na região. O rio transbordou na madrugada de ontem, 13 de junho, inundando a gruta onde a Virgem Maria apareceu em 1858 a Santa Bernadette Soubirous.

A gruta fica perto da margem do rio Gave e é um dos pontos mais visitados do santuário, que recebe milhões de peregrinos de todas as partes do mundo, todos os anos.


Junto com a gruta das aparições, também estão interditados o jardim de fontes, as piscinas em que os peregrinos enfermos se banham em busca de cura e as capelas da luz. Há medidas de segurança em execução para proteger a sacristia e a igreja de Santa Bernadette.

Como a inundação está circunscrita às margens do rio, continuam abertas normalmente as basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Imaculada Conceição. Por isso mesmo, nenhuma peregrinação precisou ser cancelada, embora, infelizmente, os peregrinos não possam ter acesso neste momento às importantíssimas áreas inundadas recém-mencionadas.

As inundações não são incomuns em Lourdes. A própria gruta foi materialmente cavada pela força do rio Gave ao longo dos séculos. Os danos costumam relacionar-se principalmente aos muitos detritos e à sujeira trazidos pela correnteza, que demandam, além de uma faxina extraordinária, algumas obras de restauração. Espiritualmente, o maior prejuízo é a impossibilidade momentânea de acesso às áreas atingidas, com toda a importância que elas têm para os peregrinos que procuram a intercessão de Nossa Senhora a fim de sanar necessidades da alma e do corpo. Inundações excepcionalmente poderosas foram vistas em 2012 e 2013, que levaram o santuário a adotar novas medidas de proteção para suavizar os efeitos das cheias do rio.

Fonte: Aleteia