06 PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO PARA PAI OU MÃE SOLTEIRA

Ser pai ou mãe solteira é difícil, mas manter isso em mente ajudará você a continuar enfrentando o desafio

Existe esse fenômeno na criação dos filhos, onde, quando um dos pais está prestes a perder a cabeça, o outro se torna milagrosamente calmo. Minha esposa pode ler os sinais quando estou no fim da linha, o desespero revelador em minha voz, o olhar perseguidor em meus olhos, e ela mergulha e lida com a crise com desenvoltura, geralmente sugerindo às crianças que eles são bons filhos, mas eles finalmente esgotaram o papai e devem sair e brincar por um tempo. Outras vezes, chego em casa do trabalho e posso retribuir o favor quando fica imediatamente claro que tem sido um longo e choroso dia em casa. Sou grato pelo trabalho em equipe e não sei se posso fazer isso sozinho.


Outros não têm esse luxo. Eles fazem isso sozinhos porque são pais/mães solteiras, então depois de um dia duro no trabalho, eles fazem um esforço heroico em casa. Não há dias de folga. Não há nem mesmo pequenos momentos de folga.

Famílias com apenas um dos pais, revela uma pesquisa recente, continuam a se tornar mais comuns: quase um terço dos pais ou mães está sozinho. Isso não é ideal, mas, às vezes, uma pessoa se encontra nessas circunstâncias e deve enfrentar o desafio. A paternidade é uma tarefa bastante difícil, mesmo com um parceiro comprometido. Então, quanto mais difícil é para uma pessoa sozinha?

Eu realmente admiro pais/mães solteiros quando há fidelidade da parte deles em nome de seus filhos. Tal como acontece com qualquer paternidade, há grandes sacrifícios envolvidos, e dias em que parece que não vale a pena o esforço, ou que você está deixando de criar uma criança feliz e bem-sucedida. Para aqueles dias difíceis, aqui estão alguns incentivos para pais/mães solteiras…

Você não precisa ser duas pessoas
Seus filhos não têm que fazer todos os esportes e atividades – nenhum garoto(a) gosta – mas há muita pressão para agendar muitas atividades. Com dois pais, é mais fácil pagar e participar de todas essas atividades extras. As atividades podem ser boas, mas as crianças ficam bem sem todas elas. O que as crianças realmente querem e precisam é de um pai/mãe que as ame e esteja sempre presente para elas.

Seus filhos não estão condenados
Famílias de pais/mães solteiros têm desafios únicos, mas as crianças são resilientes. Sim, não ter uma mãe ou pai por perto é uma perda, não há como negar isso. As crianças se ajustam, então permaneça positivo. Seja honesto com as crianças sobre como sua família é única, com os desafios específicos e as bênçãos que são somente suas. Não só as crianças não são condenadas por você, elas podem apenas surpreender você e enfrentar o desafio.

Deus te ajudará
Deus ama as famílias e quer que sua família seja bem-sucedida. Ele quer que você seja pai/mãe de uma criança e só você pode fazer isso. A vida é cheia de surpresas, mas, a cada passo do caminho, uma forte espiritualidade será uma fonte de força e conforto. Faça da fé uma parte central da sua vida juntos como uma família.

Deixe os outros ajudarem
Ninguém está à procura de um segundo pai/mãe substituto, mas a família ainda é família, por isso ter a avó, o avô e outros parentes por perto ajuda. Eles podem ser um apoio emocional e fonte de estabilidade. Também podem ser bons amigos. Um sistema de suporte é inestimável e pode até mesmo dar-lhe os intervalos ocasionais que você precisa.

Encontre o lado brilhante
A maior alegria de ser pai/mãe é que, não importa o que mais aconteça na vida, você tem um filho que acredita no seu mundo. Todo o resto empalidece em comparação. E lembre-se que, como as crianças são afetadas pelo seu humor, quando você tem uma atitude positiva, elas também terão uma atitude positiva.

Você está pronto para o desafio
A paternidade fornece um fluxo constante de deveres. “Eu deveria ter sido mais paciente. Eu deveria ter feito uma refeição real em vez de alimentar meu filho do drive-thru. Eu deveria ter lidado com esse comportamento de forma diferente”.

Desafios trazem o melhor de nós quando aprendemos com nossos erros. Esta tarefa que você recebeu, de amar e cuidar de seus filhos, é uma bênção. Você pode estar exausto(a) por muitos dias, mas você é mais do que capaz de enfrentar os desafios que surgem em seu caminho. E lembre-se, o resto de nós que conhecemos os sacrifícios e o trabalho duro que são dedicados à criação dos filhos, admiramos você mais do que você imagina.

Fonte: Aleteia