PROFETA ISAÍAS TERIA PREVISTO CONFLITO NA SÍRIA?

Viralizou nas redes sociais uma passagem do Livro do profeta Isaías, do Antigo Testamento, por sua suposta relação com o drama que a Síria vive nos últimos anos. Trata-se de uma profecia que se cumpre hoje? Um sacerdote responde esta inquietude.

A passagem difundida com uma foto nas redes sociais destaca o capítulo 17, versículo 3 do Livro de Isaías: “E a fortaleza de Efraim cessará, como também o reino de Damasco e o restante da Síria; serão como a glória dos filhos de Israel, diz o Senhor dos Exércitos”.


O Pe. Samuel Bonilla – conhecido nas redes sociais como o Padre Sam – decidiu explicar em um vídeo “com argumentos da história e da Bíblia”.

“Este texto está se referindo a Síria atual? A Bíblia previu os ataques de Donald Trump? A resposta simples é não”, disse, mas assinalou que é necessário “analisar o contexto”, pois no Antigo Testamento há muitas profecias, a maioria das quais “já foram cumpridas”.

“A maior profecia do Antigo Testamento era a vinda de um Messias, é o que conhecemos hoje como a vinda de Cristo, o qual deu origem ao cristianismo”, recordou.

Pe. Bonilla explicou ainda que o Livro de Isaías foi escrito “aproximadamente durante os anos 750-680 a. C.” e destacou que este profeta tem “profecias tão claras e tão exatas, de modo que os exegetas o chamaram de ‘o quinto evangelista’, porque as suas profecias são muito exatas”.

“Isaías previu o fim do Império Assírio e este é o texto em questão. Isaías está prevendo que este reinado triunfante naquele tempo seria destruído. Damasco, uma das principais cidades deixará de existir. Esse é o contexto de Isaías 17,3-4”, assinalou.

“Esta profecia se cumpriu, porque o Império Assírio deixou de existir”, disse o Padre Bonilla e destacou que este império não tem uma relação direta com a Síria moderna.

“Devemos ter muito cuidado com essas correntes sensacionalistas que só querem atrair, que só buscam chamar a atenção. É necessário entender um texto no seu contexto”, aconselhou o sacerdote.
Fonte: ACI