O PAPA ESTÁ FAZENDO SEUS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE QUARESMA

São vários dias de retiro. Oremos por ele, conforme ele sempre nos pede!

Na tarde deste domingo, 18 de fevereiro, o Papa Francisco começou os seus tradicionais Exercícios Espirituais de Quaresma, junto com vários membros da Cúria Romana. Trata-se de um retiro espiritual que se prolonga até sexta-feira, 23 de fevereiro.

Os Exercícios Espirituais se baseiam no método de Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas. Em ambiente de silêncio e recolhimento, os participantes se dedicam à oração pessoal e comunitária. Além da Santa Missa, do rosário e de outros atos litúrgicos tradicionais, os dias de retiro são caracterizados por uma sequência de meditações dirigidas por um pregador convidado.



Este ano, o pregador é o Pe. José Tolentino de Mendonça, um sacerdote português, e o tema geral preparado por ele é “O elogio da sede”, que será desenvolvido em meditações como “A ciência da sede”, “Percebi que estava sedento”, “Esta sede de nada”, “A sede de Jesus”, “As lágrimas contam uma sede”, “Beber da própria sede”, “As formas dos desejos”, “Ouvir a sede das periferias” e “A bem-aventurança da sede”. O primeiro dia de retiro foi aberto pela meditação introdutória “Aprendizes do espanto”.

Os demais dias começam com a celebração da Santa Missa às 7h30, seguida por uma meditação às 9h30. Às 16h começa a segunda meditação, seguida pela adoração eucarística e pela oração das Vésperas. No dia de encerramento, 23 de fevereiro, apenas uma meditação está programada.

O retiro acontece na Casa do Divino Mestre, na cidade italiana de Ariccia. Durante esses dias, ficam suspensas no Vaticano as audiências privadas e especiais com o Papa, inclusive a audiência geral das quartas-feiras.

Fonte: Aleteia