IGREJA: Sacerdote critica projeção de filme sobre exorcismos em igreja abandonada

Um sacerdote da Irlanda criticou os planos de um festival de cinema de projetar dois filmes de terror em uma igreja abandonada por considerar uma “brincadeira barata” que não respeita um lugar que já foi sagrado.

O Belfast Film Festival planeja exibir em agosto dois filmes de terror, ‘O Exorcista’ e ‘A Profecia’, na Holy Rosary Church de Belfast (Irlanda), uma Igreja emblemática que foi abandonada desde 1980 e já não é propriedade da Igreja Católica.

O pároco local, Pe. Patrick McCafferty, disse ao ‘Belfast Telegraph’ que o plano era uma “brincadeira barata” e desrespeitosa com um local que já foi sagrado.

“Qual é sua motivação para mostrar esses tipos de filmes em um local que já foi um edifício sagrado com recordações tão especiais de ocasiões espirituais para muitas pessoas?”, questionou.


“Não deveriam ser sensíveis ao fato de que muitas pessoas nessa área têm associações afetuosas e, além disso, é sagrada para as recordações de muitas pessoas que foram batizadas, casadas ou enterradas lá?”, assinalou o presbítero.

A antiga igreja será transformada em um restaurante italiano, com o que o Pe. McCafferty não tem “nenhum problema”. “Mas a projeção de filmes de terror lá é completamente diferente”, comentou a ‘The Times’ da Irlanda.

Por sua parte, um porta-voz do festival de cinema defendeu a decisão, dizendo que a igreja abandonada “realçaria a experiência do público” e afirmou que a igreja esteve “defunta” por quase 40 anos.

“O Belfast Film Festival é muito conhecido por seus eventos especiais realizados em lugares específicos”, disse o porta-voz a BBC, citando como exemplo uma projeção de ‘Tubarão’ em 2015 na praia Portrush.

Em seguida, disse que “os lugares escolhidos acrescentam uma dimensão extra à projeção e acreditamos que o ambiente de pedra fria de uma igreja abandonada fará uma experiência de visualização adequadamente arrepiante para ‘O Exorcista’”.

“Muitas pessoas terão suas próprias razões pessoais para não gostarem de ‘O Exorcista’ e respeitamos seu direito a essa opinião, mas a verdade é que foi um dos filmes mais aclamados da década de 1970”, acrescentou o porta-voz.

Por outro lado, Pe. Cafferty disse que, embora não tenha visto nenhum dos dois filmes, está familiarizado com seu conteúdo polêmico.

“Não são o tipo de filme que eu escolheria para ver. As pessoas me falaram dos filmes e eu vi trechos de ‘O Exorcista’, mas simplesmente não entendo por que alguém gostaria de assisti-lo em uma Igreja”, enfatizou.

As projeções de ‘O Exorcista’ e ‘A Profecia’ acontecerão nos dias 19 e 20 de agostos, respectivamente, e as entradas já se esgotaram, segundo ‘The Times’.