FILHOS: Não estresse, mamãe – não existe medida normal

Quando falo com mães grávidas pela primeira vez, sempre digo a mesma coisa: “Não leia os livros sobre bebês!”.

Eu li os livros sobre bebês com o meu primeiro filho, e fiquei obcecada por cada instrução. Ela sentou no tempo certo? Comeu o suficiente? E quando aos seus reflexos e vocabulário? E sua cabeça é muito grande – quão grande é muito grande?

Em ScaryMommy, Joelle Wisler escreveu recentemente uma publicação sobre seus bebês pequenos e a pressão que sentiu por eles não serem “normais”:

As pessoas vão perguntar se você os está alimentando. Claro, eu os alimento. Passo minha vida inteira pensando na alimentação deles. E mesmo que seu médico continue a tranquilizá-lo de que seu filho está seguindo seu próprio caminho de crescimento, você ainda vai querer torná-los mais gordos.


Ela continua com experiências detalhadas que eu não sabia que existiam, como comemorar o dia em que seu filho de 2 anos finalmente alcançou o gráfico de crescimento ou o quão estressada ela teve quando adoeceram e não comeram. E ela observa como os comentários “irritantes” de amigos, familiares e estranhos só adicionaram ao estresse dela.

Felizmente, meu primeiro filho ficou bem próximo das medidas estabelecidas pelos gurus. O meu segundo, nem tanto. Eu estressei sobre sua cabeça gigante e sua pequena estatura. Eu fiquei preocupada quando ela não falou uma palavra em seu primeiro aniversário, e entrei em pânico quando ela finalmente disse “sapato” aos 15 meses. Eu tinha certeza de que algo estava errado com ela – afinal, não é por isso que existem os gráficos e as medidas? Para nos dizer o que é normal, então sabemos quando nossos filhos não são?

A coisa legal sobre ter 5 filhos em 10 anos é que você fica cansada demais para verificar as medidas do desenvolvimento. Quando um dos meus filhos não falou até completar 2 anos, eu parei. Nosso pediatra não estava preocupado, então tampouco eu.

No entanto, era mais difícil superar os comentários dos outros. Os julgamentos encobertos como preocupação, como “Oh, ele é mais novo do que parece?” ou “Você já esteve em um terapeuta de fala?” ou mesmo “Tem algo errado com ele?”.

Depois de 11 anos de paternidade, eu aprendi o que eles deveriam dizer no primeiro dia: não existe medida normal. Os gráficos e medidas são baseados em médias e melhores suposições. A razão pela qual o crescimento das parcelas pediátricas é certificar-se de que seus filhos estão crescendo consistentemente, porque saltar para cima ou para baixo vários percentuais ao mesmo tempo pode indicar um problema. A razão pela qual eles acompanham o desenvolvimento é porque muitas deficiências ou atrasos podem se beneficiar com a intervenção precoce.

Mas a razão pela qual o pediatra rastreia essas coisas é porque ele ou ela tem o quadro geral: história completa de saúde, história familiar e padrões em irmãos. A pessoa ao lado, que pensa que seu filho é muito grande para usar fralda, não conhece nenhuma dessas coisas. Ignore-a.

O mesmo acontece com os livros. Eles escrevem isso para ganhar dinheiro com pais ansiosos – ignore-os. Se você está preocupado, fale com o médico do seu filho ao invés de pesquisar no Google. Mas não fique obcecado com as medidas ou se estresse ao comparar seu filho com o de outra pessoa.

Ser mãe é bastante difícil. Nós já gastamos nossos dias alimentando, vestindo, dando banho, segurando, ensinando, gritando e amando nossos filhos, e nossas noites se preocupando se foi o suficiente. Não adicione a pressão de ter filhos “normais” em cima de todo o resto, porque não há normal. Há apenas filhos.

Comentários