O DESABAFO DE DATENA: "FUI UM PÉSSIMO PAI PARA MEUS FILHOS"

O apresentador brasileiro de televisão José Luiz Datena fez um desabafo ao vivo nesta quinta-feira, 17, ao afirmar em seu programa, no canal Band, que foi um “péssimo pai” para os seus cinco filhos: por causa do excessivo foco no trabalho, ele considera que foi “ausente e relapso“. “Eu fui um péssimo pai por força da profissão, porque tive que viajar a vida inteira, ganhava muito mal. Tive que viajar e ficava mais tempo fora do que dentro de casa. Então, eu fui muito relapso na educação dos meus filhos. Se eu não ajudasse na educação deles, eu estava completamente perdido“.



O apresentador considerou, por outro lado, que hoje é bem mais presente na vida da família:
“A gente aprende muito com os erros dos filhos, que são nada mais do que a projeção dos [próprios] erros, dos seus ensinamentos. Agora eu aprendi muito com isso. Hoje eu me considero um pai muito legal”.

A autocrítica de Datena veio logo após uma reportagem sobre o assassinato de um jovem de 20 anos pelo próprio pai, em Goiânia.

José Luiz Datena é tido como polêmico devido a opiniões fortes sobre assuntos espinhosos ligados à criminalidade e ao tratamento dos criminosos pela lei brasileira. Com suas declarações, ele exerce uma influência bastante considerável na visão de mundo de milhões de telespectadores no país, em especial nas assim chamadas classes sociais médio-baixas.

O relevante deste episódio é precisamente isto: que uma personalidade midiática tenha levantado a importância da autocrítica por parte de pais e mães na sociedade atual, sempre às voltas com um turbilhão de afazeres e, portanto, correndo o permanente risco de descuidar, ainda que sem querer, a convivência, a amizade e a proximidade com a própria família, em especial com o cônjuge e com os filhos.

É oportuno e urgente, de fato, revisarmos as nossas prioridades e fazermos os ajustes necessários para cuidar de quem realmente importa na vida.