quarta-feira, 31 de maio de 2017

PAPA FRANCISCO: Papa nomeia brasileiro de Schoenstatt como Secretário de Leigos, Família e Vida


O Papa Francisco nomeou Secretário para o Dicastério para os Leigos, Família e Vida o sacerdote Alexandre Awi Mello, até então diretor nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil. Alexandre Awi Mello nasceu em 17 de janeiro de 1971 no Rio de Janeiro e foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 2001, como membro do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.

Durante vários anos, foi vigário da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria (RS); assessor da Juventude Apostólica de Schoenstatt para o sul do Brasil e diretor nacional de Schönstatt para todo o país.

Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago, no Chile, e depois se mudou para a Alemanha para continuar seus estudos. Além disso, possui doutorado em Mariologia pela Universidade de Dayton, nos Estados Unidos.

Pe. Alexandre Awi Mello. Foto: Movimento de Schoenstatt
Por outro lado, foi professor de Teologia Pastoral e Sistemática em Londrina (PR), no Instituto Paulo VI e na Pontifícia Universidade do Paraná.

Em 2007, colaborou com a secretaria da elaboração da Conferência de Aparecida e dirigiu a revista ‘Tabor’.

O Vaticano anunciou a criação do novo Dicastério para Leigos, Família e Vida em junho de 2016 e começou a funcionar em 1º de setembro do mesmo ano.

Este novo departamento vaticano absorveu o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família, que deixaram de funcionar a partir dessa data.

“O dicastério é competente nessas matérias que são de pertença da Sé Apostólica para a promoção da vida e do apostolado dos fiéis leigos, para o cuidado pastoral da família e de sua missão, segundo o desenho de Deus e para a tutela e a ajuda da vida humana”, informou o Vaticano naquela ocasião.

Em agosto de 2016, o Santo Padre nomeou como seu prefeito Dom Kevin Joseph Farrell, até então Bispo de Dallas, nos Estados Unidos.
Próximo Artigo Próxima Publicação
Post Anterior Próximo Post
Próximo Artigo Próxima Publicação
Post Anterior Próximo Post
 

Por FeedBurner (Seguro e simples)