FILHOS: Como educar o seu filho para mudar uma sociedade corrupta

Se você realmente acredita que as crianças são o nosso futuro, então você tem o poder de educar os seus filhos para mudar uma sociedade corrupta. Ao lhes ensinar os valores de que precisarão para se tornarem líderes inovadores e desejosos de mudança, é necessário ajudá-los a desenvolver a responsabilidade e a conscientização, bem como a habilidade de pensar fora da caixa. Se você quer mudar o rosto da nossa sociedade, uma criança de cada vez, siga estes passos.

1) Faça com que o seu filho se responsabilize quando se comportar mal. Se o seu filho cometeu um erro, mesmo que pareça não ter graves consequências, ele precisa aprender a admitir que fez algo errado e se desculpar por isso. Não deixe o seu filho fazer o que quiser até que tenha quatro ou cinco anos só porque é difícil conversar com ele. Faça com que ele veja que fez algo errado assim que ele seja grandinho o suficiente para sentir vergonha. Não permita que ele culpe outra criança ou um amigo imaginário ou qualquer outra coisa. Lembre-se de ser amável e acolher as suas desculpas prontamente. Ensinar responsabilidade não significa fazer com que ele se sinta horrível.



2) Tenha um sistema claro de punições e recompensas. Não é necessário bater no seu filho para mostrar que o seu mau comportamento tem consequências. Tire o seu brinquedo favorito ou algo parecido e complemente isso com um sistema de recompensas para o seu bom comportamento, para reconhecer as boas ações que tomou também. Mas seja consistente e não varie as recompensas ou as punições. Não permita que o seu filho pense que o comportamento ruim não terá consequências, só porque a mamãe está cansada. Não subestime o poder de um elogio: isso incrementa a sua autoestima e lhe ensina a reconhecer também o valor dos outros.

3) Delegue ao seu filho algumas tarefas de casa. Não recompense o seu filho por lavar a louça, tirar o pó dos seus brinquedos ou limpar o leite que derramou. Ele precisa entender que é o seu dever realizar certas tarefas. Diga a ele que está orgulhoso por vê-lo contribuir, mas não permita que ele pense que está fazendo um favor. Isso o ajudará a desenvolver o seu senso de responsabilidade inata: ele entenderá que deve contribuir positivamente para a sociedade, independentemente do que receba em troca. Para isso, ele precisa ver todas as pessoas da casa realizando tarefas, inclusive você, e perceber que para um lar ficar sempre em ordem, todo mundo tem que ajudar – e uma sociedade justa também funciona assim.

4) Ensine o seu filho a se sentir responsável por irmãos e amigos mais novos. Se o seu filho é o mais velho da família ou a criança mais grandinha da vizinhança, ensine-o a ser responsável pelos mais novos, tendo um papel ativo de protegê-los, ensiná-los a distinguir o certo do errado e mantê-los longe de problemas. Diga-lhe que ele é o mais velho, o mais sábio e o mais forte e que ele deve usar tudo isso para ajudar os outros e não para tirar vantagem.

5) Incentive o seu filho a ser um cidadão responsável. Se você quer que o seu filho faça a diferença em uma sociedade corrupta, então ele precisa aprender que não é responsável apenas por seu quintal: ele precisa ter um horizonte maior para contribuir com uma mudança positiva. Ensine-o a não jogar lixo na rua, a sorrir e a ajudar os outros em suas necessidades.

(Colaborou: Felipe Koller. Via Sempre Família. Com informações de Wiki How)

Comentários