JUBILEU: A maior festa de São Benedito comemora mais de 108 anos

Aparecida (SP), além de ser a casa da Rainha e Padroeira de nosso país, é também a cidade brasileira, cuja população manifesta a devoção por um santo muito querido pelo povo brasileiro: São Benedito, o padroeiro dos cozinheiros.

Prova disso é a tradicional festa do padroeiro, que acontece de 16 a 24 de abril, nos arredores da igreja de São Benedito, localizada no Centro de Aparecida, próxima à Matriz Basílica e ao Santuário Nacional. Realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com o tema São Benedito e Nossa Senhora nos caminhos de nossa história, neste ano, essa solenidade chega a sua 108ª edição, sendo o maior evento popular dedicado ao santo no país. Em seus nove dias de comemoração, a festa recebe cerca de 300 mil pessoas – turistas, religiosos e estudantes de todo o Brasil, público oito vezes maior que a população local de Aparecida –, que vêm à Capital da Fé para prestigiar o evento e renovar a fé no glorioso santo. A Festa de São Benedito é também considerada a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do Estado de São Paulo, devido à envergadura e complexidade das inúmeras atividades realizadas.


Ela começou a ser comemorada em Aparecida, com a fundação da Irmandade de São Benedito, em 1909, dando início à tradição de se escolher um rei e uma rainha (os festeiros), coroados a cada ano, e uma comissão com pessoas voluntárias, para trabalhar integralmente na estruturação e no desenvolvimento das festividades. Para essa edição, a festa terá mais de 900 voluntários, divididos em 40 equipes.

“É um grande trabalho (organizar a festa), por ser tão popular e grandiosa. É bonito ver, de quem trabalha na festa, a alegria, a simplicidade, a acolhida e a preocupação de receber quem vem chegando: tanto o devoto de São Benedito quanto o romeiro devoto de Nossa Senhora Aparecida, sobretudo agora no jubileu dos 300 anos. É uma festa rica em folclore, cultura, religiosidade, fé e devoção”, disse padre Sebastião Fernandes Daniel, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

São Benedito sempre foi cultuado, entre outras virtudes, como cozinheiro. As festas em seu louvor têm a ver com fartura: muita comida e muitos doces. Desde os primórdios, ainda em Guaratinguetá, e depois em Aparecida, havia distribuição de almoço e de doces para os pobres. Com o tempo, a tradição de distribuir doces se firmou, e grandes filas passaram a se formar para os devotos pegá-los, ou come-los na hora, ou para leva-los como remédio ou como pedido de graças.

Quanto à programação da festa, na parte litúrgica, haverá novenas, caminhada de fé, carreata, terço, procissão e missas. Na parte recreativa, haverá quermesse e bingo, todos os dias, após a novena, além de gincana escolar, leilão de gado, gincanas de moto e bike, apresentação de congadas, moçambique e os tradicionais bonecos João Paulino e Maria Angú.

Para conferir a programação completa do evento, acesse a página da Festa de São Benedito em www.festadesaobenedito.net

(via A12)

Comentários