CURIOSIDADES: Curitiba está entre as cidades mais limpas do mundo

O website britânico Hassle.com divulgou sua lista das 28 cidades mais limpas do mundo, e entre elas, Curitiba é a única representante do Brasil. A capital do Paraná se destacou por programas como o Câmbio Verde, que troca lixo por alimentos, e pelas árvores existentes na área urbana.

Outras cidades que entraram no ranking Sydney, na Austrália, Tóquio, no Japão, Chicago, nos EUA, e Bogotá, na Colômbia, única outra representante da América do Sul, além de Curitiba.

Entre as cidades europeias citadas na lista estão Copenhague, na Dinamarca; Amsterdã, na Holanda; Estocolmo, na Suécia, e Zurique, na Suíça, entre outras. As 28 classificadas no ranking foram consideradas exemplos que devem ser seguidos. “São cidades que estão fazendo a sua parte, não apenas por seus moradores, mas por todo o mundo”, diz o website.

Câmbio Verde

Criado há 24 anos, no ano passado o programa Câmbio Verde entregou à população de  Curitiba 819 toneladas de alimentos, em troca de 3,2 milhões de toneladas de lixo reciclável coletado. Através dele, 69 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas. A troca é feita em 103 pontos da cidade, com periodicidade quinzenal.

Os alimentos distribuídos são adquiridos pela Prefeitura através de um convênio com a Associação dos Produtores Rurais do Paraná, que prioriza como fornecedores os agricultores da região metropolitana de Curitiba.

Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação. Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. O objetivo principal é promover a alimentação saudável e promover a higienização correta dos alimentos.

Todo o lixo reciclável coletado é destinado para a Usina de Valorização, em Campo Magro, onde é feita uma separação de todo lixo para se obter uma classificação melhor de cada tipo de material.

Fonte: Cidades Sustentáveis

Comentários