ESGOTAMENTO NO TRABALHO: como gostar do seu trabalho novamente

Marta completou 40 anos recentemente e, no seu aniversário, ela deixou o emprego. “Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida”, diz ela. Ela estudou economia, tem um MBA, e trabalhou na gestão de uma loja de eletrodomésticos. Por muitos anos ela apreciou seu trabalho, com um salário bom e desenvolvimento de carreira. Ela enfrentou desafios em sua mente e sempre venceu. Há alguns anos, por causa de uma reestruturação, tudo mudou. “Primeiro meu chefe mudou, então meus deveres mudaram. Todas as decisões foram tomadas pelo escritório central, e recebi objetivos irrealistas sem qualquer contribuição da minha parte”, disse ela. Ela ressalva que, enquanto ela se deu bem com seu chefe, ela estava chateada com sua falta de confiança, falta de habilidades e competência geral para liderar sua divisão.


Primeiro ela teve insônia, depois perdeu a confiança. “Comecei a duvidar de minhas habilidades e tomar decisões eram estressantes e difíceis, mesmo que nunca tivesse sido um problema no passado”. Ela tinha medo de atender o telefone no trabalho. “Um simples telefonema de um empregado dizendo que estava doente fazia minhas mãos tremerem. Eu chorei e pensei que não poderia lidar com isso. E foi um problema muito pequeno”, diz ela. Depois de um ano com estresse, Marta deixou seu emprego.

Para Martyna, levou um ano também. “Foi meu primeiro emprego depois da formatura, e eu não percebi que algo estava errado até que eu fui parar em um hospital”, diz ela. “Os sintomas apareciam todos os domingos, dores no peito como se alguém tivesse colocado uma espada em meu coração e pulmões. Doía até segunda-feira”, diz ela. “Melhorava quando estava ocupada com o trabalho, até domingo, quando começava de novo”. Um dia, a dor foi tão intensa que Martyna foi para a sala de emergência. Os testes revelaram que ela tinha pressão arterial muito alta, mas todos os outros resultados deram normais. Ela recebeu medicação para dor e passou a noite no hospital. A dor desapareceu. “Ninguém descobriu o que causou a dor, apenas uma conversa com um psiquiatra me fez perceber a causa, eu estava estressada e poderia ser devido ao esgotamento”. Os médicos decidiram mantê-la no hospital. “Pela manhã liguei para meu chefe e disse-lhe que não iria trabalhar porque estava no hospital. Ele me ouviu, mas mais tarde ligou de volta perguntando se eu poderia fugir por algumas horas porque ele precisava de algumas faturas enviadas. Eu disse que realmente não poderia porque estava com medicamentos na veia”.

Total desperdício de energia

Poucos anos depois de abandonar seus empregos, Marta e Martyna descobriram exatamente o que tinha causado seus sintomas – esgotamento. Nos EUA, cerca de 40 por cento dos trabalhadores queixam-se de condições de estresse no trabalho, com várias consequências. Eles podem ser bastante variados, começando com os físicos: dores de cabeça, distúrbios do sono e picos de pressão arterial, bem como os psicológicos como depressão, sentindo-se desamparado e desencorajado, e baixa autoestima. Um empregado frequentemente esgotado falta mais ao trabalho, é menos eficiente e tem conflitos tanto no trabalho como em casa. “Minha má condição, inicialmente causada pelo trabalho, depois de um tempo teve um impacto destrutivo na minha vida privada também”, lembra Marta. “Eu levava minhas frustrações para a família e amigos. Eu estava nervosa, tinha conflitos com minha família. Nos últimos meses antes de eu parar, eu não desfrutava de nada. Mesmo durante as férias, eu estava sempre estressando, achando que algo aconteceria durante minha ausência”, acrescenta.

Agnieszka Karłowicz, mãe de quatro, conhece esses sentimentos. Ela experimentou várias vezes por mais de 15 anos de trabalho em posições corporativas de alto nível. “Eu queria deixar a empresa e encontrar um emprego onde me sentisse mais significativa. Apesar das crianças e da dívida, eu decidi ir embora. Tornei-me diretora do departamento de estratégia e serviços aos investidores da cidade. Eu durei 30 dias. É inacreditável o quão terrivelmente esgotante é o setor financeiro”, diz ela. Ela atualmente está trabalhando para uma organização de advocacia para ajudar a reduzir o esgotamento profissional e sente que seu trabalho agora tem finalidade. Em sua opinião, esgotamento profissional é um sentimento de desprezo e abuso da energia do empregado.

Como um hamster em uma roda

Pode parecer que mais mulheres do que homens experimentam o esgotamento profissional, mas isso pode ser porque as mulheres não têm medo de falar sobre isso. “As mulheres sofrem mais porque estão inclinadas a encontrar sentido na sua vida, e isso inclui as suas carreiras”, enfatiza Karłowicz. Sophie, trabalhando para uma empresa que ela sente como se fosse “para sempre”, reflete perfeitamente sobre essa situação: “Minha versão do esgotamento é o doloroso conhecimento de como é inútil, desnecessário e vazio meu trabalho. Parece estúpido ser obrigado a ir todos os dias para o escritório, para que eu possa fingir que estou fazendo algo importante e algo significativo. E não tem nenhum significado”, diz ela. “Saber que trabalhar duro não ajuda a melhorar o mundo ou a melhorar você. Os resultados parecem tão intangíveis…”, afirma. Ela é muito infeliz, mas não tem força para deixar seu trabalho. “Eu tenho um emprego, uma hipoteca, crianças. Uma depressão maior virá quando eu deixar tudo o que eu odeio por nada mais”, ela explica. Sophie salienta que nem sempre foi assim. “Houve um tempo em que pensei estar salvando o mundo e estar fazendo grandes coisas”, ela diz. “O primeiro sinal de que algo não estava certo foi ficar acordada à noite. Quando eu gostava do meu trabalho, ia para a cama cedo, para que eu pudesse dormir o suficiente e estar mentalmente afiada para os desafios do dia seguinte. Hoje, fico acordada até tarde porque sinto falta do meu tempo depois do trabalho”.

Um bom empregador

Como lidar com o esgotamento? É melhor começar diretamente em sua busca pelo trabalho. Escolha uma empresa que tem um bom histórico de respeitar seus funcionários. E não é apenas sobre os benefícios de saúde, mas sobre uma empresa que recompensa o compromisso. Por exemplo, um empregador que respeita as pessoas normalmente oferece feedback durante o processo de recrutamento. Muitas empresas não fornecem qualquer feedback, mesmo para posições de alto nível que estão recrutando. Se você for entrevistado no local onde irá trabalhar, preste atenção em quem já trabalha lá. A sala fica em silêncio quando o patrão entra? Pode ser muito óbvio e revelador em escritórios abertos.

Como lidar?

Se você notar um sentimento de falta de sentido ou qualquer um dos sintomas fisiológicos associados com esgotamento, é importante sentar e ter uma conversa de imediato. Não tente se convencer que você está fazendo muito barulho por nada; todo mundo tem um dia ruim, mas ter dias ruins por várias semanas significa que há um problema que pode levar à depressão ou uma série de outros sintomas físicos de estresse de longo prazo. Uma mudança de carreira pode ajudar, mas obviamente não é tão fácil ou sempre uma solução. Pergunte a si mesmo, eu realmente odeio meu trabalho ou estou apenas procurando mais? Talvez um pouco mais de férias e algum tempo para reavaliar sua mentalidade é tudo que você precisa; ainda é possível se adaptar e ir para o trabalho todos os dias em um trabalho que não necessariamente tem um sentido concreto de propósito. Você pode canalizar esses desejos de diferentes maneiras, como voluntariado para uma instituição de caridade, por exemplo. E não se esqueça de falar com seus amigos, no escritório ou fora dele, para arejar seus problemas – não para fofocar, mas para compartilhar o que te machuca e aceitar a sua simpatia. Isso ajuda.

Comentários